Freguesia de Albergaria-a-Velha
![]() |
![]() |
![]() |
A história do concelho começa em 1120 quando D. Teresa, "rainha" de Portugal e mãe de Afonso Henriques, doou ao fidalgo Gonçalo Eris vastas terras. Como contrapartida, o fidalgo se comprometeu a manter aberta uma Albergaria para acolher os viajantes pobres. É interessante notar que sobre a porta desta casa continua marcado "Albergaria de pobres e passageiros da Rainha D. Teresa".
Os primeiros registos de Albergaria como Vila, surgem em meados do século XVI, na forma de uma lápide existente nos Paços do Concelho, mas que foi oriunda da frontaria do primeiro Hospital.
Os rios Vouga, Caima e Filveda são o sangue que corre nas veias de Albergaria-a-velha. Contituindo fonte de vida e de sustento da sua população. A sua beleza natural confere passeios inesquecíveis nas suas freguesias ribeirinhas, como Angeja, Frossos, S. João de Loure e Alquerubim. As estações trazem mudanças profundas na paisagem. Quando chega a primavera, Pateira de Frossos se enche de flores e perfumes que valem a pena ver e sentir.
MIRADOUROS
Entre os melhores miradouros do concelho, estão o do Monte da Senhora do Socorro, o do Monte de S. Julião (na Branca) e o da Vila Nova de Fusos (Vale Maior).
PATRIMÓNIO HISTÓRICO-ARTÍSTICO
O Concelho de Albergaria-a-Velha apresenta um património histórico-artístico muito rico. Frossos, por exemplo, apresenta um pelourinho digno de nota.
Albergaria-a-Velha mantém diversas casas senhoriais dignas de relevo. Por exemplo, a Casa do Outeiro, a Casa da Fonte e a Casa de Santo António. A casa de Santo António foi erguida no século XVIII pelo Capitão João Ferreira da Cruz.
A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, que invoca Santa Cruz, apresenta uma torre com sino do lado direito. O seu interior é setecentista. Especial atenção para o retábulo do altar-mor, onde há duas colunas salomónicas ricamente decoradas com motivos de campestres, com vinhas, crianças e aves. Também merecem uma visita a Igreja de Angeja e a Capela de São Sebastião.
PRÉ-HISTÓRIA
Importantes são também os monumentos megalíticos do Taco.
PESCA
Os rios Vouga, Caima e Filveda oferecem óptimos locais para desfrutar dos prazeres da pesca, uma óptima forma de relaxar.
ROMARIA
No terceiro domingo de Agosto, realiza-se anualmente no monte da Senhora do Socorro uma grande festa e romaria, a que acorrem pessoas de todo o país.